Quer poupar 450 euros na sua participação na sétima edição do Rally de Portugal Histórico? Então recordamos-lhe que, para isso ser possível, tem apenas até ao próximo dia 30 de junho para efetuar a sua inscrição, já que naquela data encerram as inscrições a preço reduzido, sem dúvida um aliciante de peso para todos os interessados.
As inscrições para o Rally de Portugal Histórico 2012 têm um valor de 2500 euros até ao final do corrente mês, passando para 2950 euros até ao encerramento das mesmas, o que sucederá a 14 de setembro. De referir que os sócios do ACP terão um desconto de 100 euros sobre estes valores e os do ACP Clássicos pagarão menos 200 euros relativamente aos valores das inscrições.
De 9 a 13 de outubro serão cinco dias de intensa competição, com um itinerário que ronda os 1800 quilómetros, incluindo 45 provas de classificação, cuja extensão total será superior a 650 quilómetros. A principal novidade do percurso é marcada pelo regresso a Tomar, no final do primeiro dia, mantendo-se as neutralizações de Arganil, Lamego, Régua e Leiria.
Esta sétima edição da prova mantém intocável um dos grandes aliciantes da competição, a noite de Sintra, a 12 de outubro, que assinala o final competitivo do evento, já que o último dia será exclusivamente dedicado à distribuição de prémios. As passagens pelos troços de Lagoa Azul/Peninha e Sintra têm vindo a conquistar cada vez mais seguidores, num revivalismo que muito tem contribuído para aumentar as emoções e retomar memórias de outros tempos, numa jornada de intenso convívio entre os adeptos dos ralis.
De recordar que outro dos atrativos da presente edição será a nova categoria de "Neo-Clássicos", destinada a viaturas construídas entre 1 de Janeiro de 1983 e 31 de Dezembro de 1989, com características desportivas e/ou pertencendo a um modelo que tenha participado à época no Rally de Portugal e que terá uma classificação à parte. Para que esta categoria seja efetiva, deverá haver um mínimo de 12 concorrentes inscritos.
Se, logicamente, não são esperados os antigos Grupos B, que marcaram uma geração do Mundial de Ralis, esta nova categoria vem no entanto possibilitar a participação de modelos mais recentes e com um histórico desportivo bastante interessante, trazendo novos aliciantes à competição.
Esta categoria junta-se às duas já existentes: assim, a categoria de Históricos incluirá todas as viaturas construídas entre 1 de Janeiro de 1966 e 31 de Dezembro de 1982; a categoria de Clássicos reunirá as viaturas construídas entre 1 de Janeiro de 1946 e 31 de Dezembro de 1965 e ao seu vencedor será atribuído o Troféu ACP Clássicos.