Tradição do automobilismo nacional e internacional desde 2006, o Rally de Portugal Histórico, que se disputa de 8 a 12 de outubro, está de regresso para mais uma edição em que pilotos e máquinas de outros tempos se propõem a fazer 1.965,21 km pelas estradas nacionais, dos quais 721,58 serão disputados em provas de regularidade.
A lista de inscritos, predominantemente composta por pilotos estrangeiros, conta com representações de oito países diferentes, sendo uma delas proveniente do outro lado do Atlântico, mais concretamente dos Estados Unidos, o que atesta bem o reconhecimento desta prova do Automóvel Club de Portugal que leva os participantes a passarem por alguns dos míticos troços do Rally de Portugal das décadas de 70 e 80.
São várias as duplas de renome que marcam presença nesta ronda competitiva, com o destaque a ir para Pedro Jerónimo e Carlos Hipólito, a dupla vencedora da edição de 2007 do Rally de Portugal Histórico que volta agora a alinhar no evento aos comandos de um Porsche 911. Mas não são os únicos! Marcos Fernandez Adán, 3o em 2010, Paulo Marques e João Martins, segundos classificados em 2011, Daniel Reuter e Robert Vandevorst, segundos na última edição, e Joseph Lambert, navegador vencedor nos dois últimos anos e segundo classificado em 2009 e 2010, são outros nomes que deixam antever uma jornada muito disputada.
Tal como em edições anteriores, o figurino da prova não sofrerá grandes alterações, com os Jardins do Casino Estoril a serem o palco perfeito para a partida e chegada da prova a 8 e 12 de outubro, ficando pelo meio as passagens por Tomar, Curia, Viseu, Lamego, Caramulo, Arganil e Leiria, num total de quatro Etapas divididas por 9 Secções.
E se as 41 Provas de Regularidade Absoluta são secretas, o mesmo não se aplica às cinco Provas de Regularidade por Sectores. A primeira delas tem lugar dia oito no Kartódromo do Bombarral (2,555 km), a partir das 16h30, seguindo-se os 2 km do Circuito de Viseu, na Av. Europa, a partir das 18h00 de dia 9. Lamego e os 1,207 km da Rampa dos Remédios, com início marcado para as 15h25 de dia 10, será a primeira PRS de estrada, isto enquanto o dia 11 será o mais rico nesta matéria; a partir das 15h05 têm lugar os 1,9 km da Rampa do Montalto, com os 1,8 km do Kartódromo de Leiria a assistirem à participação do primeiro carro pelas 19h05.
Tradição do automobilismo nacional e internacional desde 2006, o Rally de Portugal Histórico, que se disputa de 8 a 12 de outubro, está de regresso para mais uma edição em que pilotos e máquinas de outros tempos se propõem a fazer 1.965,21 km pelas estradas nacionais, dos quais 721,58 serão disputados em provas de regularidade.
A lista de inscritos, predominantemente composta por pilotos estrangeiros, conta com representações de oito países diferentes, sendo uma delas proveniente do outro lado do Atlântico, mais concretamente dos Estados Unidos, o que atesta bem o reconhecimento desta prova do Automóvel Club de Portugal que leva os participantes a passarem por alguns dos míticos troços do Rally de Portugal das décadas de 70 e 80.
São várias as duplas de renome que marcam presença nesta ronda competitiva, com o destaque a ir para Pedro Jerónimo e Carlos Hipólito, a dupla vencedora da edição de 2007 do Rally de Portugal Histórico que volta agora a alinhar no evento aos comandos de um Porsche 911. Mas não são os únicos! Marcos Fernandez Adán, 3o em 2010, Paulo Marques e João Martins, segundos classificados em 2011, Daniel Reuter e Robert Vandevorst, segundos na última edição, e Joseph Lambert, navegador vencedor nos dois últimos anos e segundo classificado em 2009 e 2010, são outros nomes que deixam antever uma jornada muito disputada.
Tal como em edições anteriores, o figurino da prova não sofrerá grandes alterações, com os Jardins do Casino Estoril a serem o palco perfeito para a partida e chegada da prova a 8 e 12 de outubro, ficando pelo meio as passagens por Tomar, Curia, Viseu, Lamego, Caramulo, Arganil e Leiria, num total de quatro Etapas divididas por 9 Secções.
E se as 41 Provas de Regularidade Absoluta são secretas, o mesmo não se aplica às cinco Provas de Regularidade por Sectores. A primeira delas tem lugar dia oito no Kartódromo do Bombarral (2,555 km), a partir das 16h30, seguindo-se os 2 km do Circuito de Viseu, na Av. Europa, a partir das 18h00 de dia 9. Lamego e os 1,207 km da Rampa dos Remédios, com início marcado para as 15h25 de dia 10, será a primeira PRS de estrada, isto enquanto o dia 11 será o mais rico nesta matéria; a partir das 15h05 têm lugar os 1,9 km da Rampa do Montalto, com os 1,8 km do Kartódromo de Leiria a assistirem à participação do primeiro carro pelas 19h05.
Estão assim reunidos todos os ingredientes para mais uma prova onde o público será brindado com muitos motivos de interesse de início a fim.