A 14ª edição do Rally de Portugal Histórico já está na estrada, com o pelotão de 85 inscritos a fazer a tradicional partida dos Jardins do Casino Estoril rumo à Figueira da Foz.
Por entre um itinerário familiar para os vários participantes, a novidade foi o regresso ao Kartódromo de Fátima para aquela que foi a primeira Prova de Regularidade por Sectores e derradeira especial do dia.
A chegada foz do Mondego fez-se já com o pôr do sol e com a dupla Paulo Marques/João Martins na liderança da prova com o BMW 1600 (de 1969) o que, só por si, já começa a ser também uma tradição desta fase inicial da prova do Automóvel Club de Portugal.
Atrás dos portugueses, e fazendo jus ao elevado nível de competitividade deste que é considerado um dos mais duros ralis da modalidade a nível europeu, surge a formação franco-belga composta por Christophe Berteloot e Baptiste Gengoux, em Porsche 911 SC (de 1982) a meros 0,5 segundos de distância.
Um pouco mais atrás, a 1,2s da frente, surge o vencedor das edições de 2016 e 2017, Yves Deflandre e o seu navegador Joseph Lambert com um Porsche 911 (de 1972).
A segunda Etapa, com início marcado para as 08h00, vai levar o pelotão a Viseu com paragem para almoço em Arganil e passagens por pontos como Lousã e Góis, ainda de manhã, e Lagoa Comprida, já ao final do dia.