A competitividade foi a tónica dominante do XV Rally de Portugal Histórico. Cinco comandantes diferentes e oito mudanças de líder dão uma ideia de como a competição esteve sempre acesa ao longo das 43 seletivas provas especiais disputadas, com o topo da emoções a ter lugar à saída para a derradeira etapa para a qual os dois primeiros classificados arrancaram empatados!
Contudo, no final e cumpridos mais de 1850 km de prova, foi Christophe Baillet, navegado por Pierre Colliard, em Porsche 911 SC, a assegurar o triunfo, impondo-se ao belga Yves Deflandre (acompanhado de Jennifer Hugo) e ao seu compatriota Philippe Fuchey (navegado por Christophe Hayez), que, mesmo se não conseguiram repetir os triunfos de 2016/2017 e 2019, respetivamente, nunca baixaram os braços e venderam cara a derrota.
Inscrevendo o seu nome pela primeira vez no álbum de ouro da prova, Baillet ainda experimentou alguns dissabores com a caixa de velocidades do seu Porsche, mas, a partir do momento em que descolou de Deflandre nas primeiras especiais da derradeira etapa, teve apenas que gerir o ritmo, a concentração e a mecânica do seu carro, sobretudo na ronda final noturna pelos traiçoeiros troços de Sintra, para se tornar no 10º vencedor diferente do Rally de Portugal Histórico.
Numa prova onde os Porsche 911 provaram, mais uma vez, serem o carro a bater, alcançando os três primeiros lugares, destaque também para a prova de Rodrigo Teixeira/João Azeiteiro, que conquistaram o lugar de melhores portugueses. A dupla nacional foi a primeira líder do rali, mas o endiabrado ritmo dos três primeiros classificados e até do Renault 11 Turbo da dupla espanhola quarta classificada, Alvaro Ochagavias/Manuel Macho, não lhe permitiu transformar o sonho da vitória em realidade, como o tinham conseguido fazer João Mexia em 2014, 2015 e 2016 e João Vieira Borges em 2018.
Com um percurso duro e seletivo, mas de inegável beleza, 44 das 58 equipas que partiram lograram chegar ao final da prova, que voltou a concentrar todas as emoções da chegada no privilegiado palco dos Jardins do Casino Estoril, emoldurado pelo colorido de muitos aficionados que fizeram questão de marcar presença na festiva madrugada.
A XV edição do Rally de Portugal Histórico fechou com “chave de ouro”, já durante o dia de hoje, com alguns concorrentes a cumprirem, extra-classificação, uma prova de Slalom no Autódromo do Estoril (inserido no “Estoril Classis 2021”), em mais um momento revivalista e carregado de nostalgia do Rally de Portugal.